Casacos, luvas e toucas: como os santa-marienses enfrentaram a manhã gelada em Santa Maria

Além das luvas e casacos, o café também ajudou a espantar o frio nesta manhã.Foto: Beto Albert (Diário)

Casacos de lã, mantas, toucas e luvas. Foi assim que muitos santa-marienses encararam o amanhecer gelado desta quinta-feira (29), que registrou mínima entre 7,3°C e 7,9°C, segundo a BaroClima Meteorologia. Para escapar do frio, quem circulava logo cedo pela área central do município teve de se agasalhar bem — em alguns casos, levavam um copo de café quente nas mãos para ajudar a esquentar.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A escolha de Suzete de Moraes Streb, 50 anos, foi uma jaqueta reforçada e com uma camada "peludinha" por dentro. Ela trabalha em uma farmácia localizada nos entornos da Praça Saldanha Marinho, e aguardava o início do expediente em uma parada de ônibus próxima quando conversou com a reportagem, por volta das 8h. Fã de temperaturas mais baixas, ela conta a programação em dias gelados:

— No frio, é bom se acolher em casa, né, assistir filme, séries. Tomar uma sopinha, um caldinho é bom, né? — conta.

Suzete aproveitou o capuz da jaqueta para escapar do vento gelado.Foto: Beto Albert (Diário)

A baixa temperatura também não incomoda o aposentado Osmar Dutra, de 87 anos, que diariamente varre a calçada em frente a casa que vive com a família no Bairro Nossa Senhora Medianeira. Segundo ele, o serviço precisa ser feito para que as folhas que acumulam na calçada não entupam o encanamento. Antes de começar, Dutra sempre toma um café preto, uma das suas bebidas preferidas nos dias mais gelados.

— Gosto muito do inverno. É muito melhor para dormir, comer, tomar café quente, chimarrão. Muito melhor que o verão, "bah", o verão aqui é complicado — diz.

Para esquentar, Osmar sempre recorre ao café preto logo pela manhã.Foto: Beto Albert (Diário)

Depois de dias de chuvas intensas, um sol tímido surgiu por volta das 7h30min, mas não foi suficiente para amenizar a sensação térmica gelada da manhã.

Mas para a professora do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Nadiana Marques, 38 anos, a trégua da chuva já foi suficiente para retomar os passeios com o cachorro Preto, de 13 anos. 

Ela costuma sair com o cachorro, mas evita quando está chovendo, o que acaba deixando o animal ansioso. Quando as temperaturas caem, prefere escolher os horários mais confortáveis:

— Todos os dias a gente desce, tem que dar uma voltinha, né? Tento fazer isso no início da manhã ou no final da tarde, e agora, em virtude do frio, a gente acaba escolhendo aqueles horários que não são tão frios para poder descer — detalha.

Nadiana e Preto.Foto: Beto Albert (Diário)


Frio vai até a próxima semana

Diferente de Preto, alguns cachorros passearam de roupinha nesta manhã.Foto: Beto Albert (Diário)

Em Santa Maria, o tempo deve estabilizar, sem previsão de chuva. Com isso, a temperatura deve cair ainda mais: até segunda-feira (2), as mínimas podem variar entre 4°C e 6°C. Esta sexta-feira (30) deve manter o padrão de nebulosidade da quinta, com máxima de 13°C e mínima de 6°C. O fim de semana deve registrar céu claro, com poucas nuvens, e temperaturas baixas.

Há possibilidade de geada em determinados pontos no amanhecer de sexta e sábado (31). O meteorologista Gustavo Verardo, da BaroClima Meteorologia, afirma que a probabilidade deste fenômeno ser observado é baixa, em virtude dos ventos de um ciclone que ainda atua na região costeira.

Confira as mínimas e máximas para os próximos dias

  • Sexta-feira (29): mínima de 6ºC e máxima de 13ºC
  • Sábado (31): mínima de 5°C e máxima de 14°C
  • Domingo (1º): mínima de 6°C e máxima de 15°C
  • Segunda-feira (2): mínima de 5°C e máxima de 17°C
  • Terça-feira (3): mínima de 9°C e máxima de 18°C
  • Quarta-feira (4): mínima de 11°C e máxima de 20°C
Foto: Beto Albert (Diário)


Leia também



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Brasil é reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação; status pode ampliar exportação de carnes Anterior

Brasil é reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa sem vacinação; status pode ampliar exportação de carnes

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 11 milhões Próximo

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 11 milhões

Geral